Voltando a Buenos Aires, constato que a circulação de bicicletas, bem presente, continua a ser muito arriscada para os ciclistas principalmente levando-se em conta o tráfego intenso típico das cidades grandes.
Mas, nota-se também, o início de uma proposta de criar espaços para os ciclistas, proposta que, a julgar pelos anúncios, implicaria , paralelamente à criação de ciclofaixas e ciclovias, em ampliar o emprego do transporte coletivo propiciando diminuir a demanda pelo uso do automóvel.
A expectativa criada por esta proposta, divulgada inclusive pela televisão dentro de um projeto mais amplo de racionalização do transporte na cidade, é de que Buenos Aires, já favorecida pela topografia plana e aprazíveis avenidas, poderia vir a se tornar um ambiente acolhedor onde o ciclista se sentisse em casa, respeitado e participante da grande revolução urbanística que as cidades estão exigindo.
Na foto, para ilustrar algumas iniciativas que já se podem observar, uma ciclofaixa ( ou ciclovia porque existe uma separação de concreto com a pista dos automóveis) em pleno centro da cidade, junto à praça do Congresso.
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