sábado, 16 de fevereiro de 2013

NOVA CICLOVIA EM PELOTAS

photo Paul Krueger

Implementando uma nova política de Mobilidade, isto depois de muitos estudos e discussões com todos os segmentos envolvidos, optou-se em Pelotas por abrir mão de outras alternativas sugeridas de criação de ciclovias, inclusive a de compartilhamento com transeuntes e veículos em geral ( no caso de Pelotas inclusive carroças), e decidiu adotar  um modelo convencional, talvez ultrapassado, mas que ainda é o que alcança melhores resultados principalmente quanto à segurança e bem estar do ciclista. 
Segundo especialistas a ciclovia é de padrão internacional comparável às melhores ciclovias da Europa, especialmente da Holanda.
Na foto podemos ver a ciclovia já implantada embora ainda em período de testes. O carro que se vê na foto é da equipe que monitora os resultados.
O canteiro acabou sendo o que, ao final, gerou mais discussão pois os defensores do espaço do automóvel entendiam que não podiam ceder tanto. 
É bom esclarecer, também, que anteriormente o espaço ocupado pelo ciclovia era utilizado  para estacionamento de carros.
Todos entenderam, no entanto, a importância da alteração até porque o órgão responsável deixou muito clara a intenção de efetuá-la.
Em seguida, para inaugurar a obra, será realizado um passeio ciclístico, com a presença de autoridades, convidados e representantes do movimento ciclístico.  
A data será divulgada logo a seguir. Vamos todos nos fazer presentes!

Observação: A fonte da qual foi obtida esta informação não deixa explícito se a cidade é efetivamente Pelotas. Olhando com mais cuidado a foto não conseguimos identificar o local. Mas se não for Pelotas tem semelhanças.. Senso de humor é preciso...Ou, parafraseando um inspirado jornalista pelotense, " A notícia acima é falsa mas, pelo menos, a gente avisa."..

Nenhum comentário:

Postar um comentário