quinta-feira, 7 de junho de 2012

Mobilidade urbana é tema de debate em Pelotas


Várias bicicletas em meio ao trânsito de Pelotas. Quem estava pelo Centro, na manhã desta quarta-feira (6), presenciou inúmeros ciclistas pedalando pelas ruas da cidade. A atividade era parte da 1ª Jornada de Estudos sobre Mobilidade Urbana, promovida pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e pelo Laboratório de Estudos Urbanos, Regionais e Ensino de Geografia. O debate, que começou na segunda, foi encerrado na tarde de quarta. O tema Novos princípios do urbanismo abre o debate sobre a mobilidade urbana em Pelotas.
A jornada, realizada no novo prédio do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, contou com painéis sobre a mobilidade, o planejamento e a revitalização dos centros urbanos. Um minicurso em geografia do comércio e do consumo também fez parte da programação. Conforme o coordenador do projeto, o professor da UFPel Sidney Vieira, a atividade foi direcionada para os estudantes de Geografia e Arquitetura e Urbanismo, mas superou as expectativas e teve participações da comunidade pelotense. Vieira afirma que o maior desafio atual é manter a discussão sobre a revitalização urbana, tornando a cidade mais inclusiva aos meios de transportes alternativos. 
Olhar estrangeiro
Uma visita internacional qualificou os debates. O professor português Carlos Balsas, de 40 anos, atualmente mora nos Estados Unidos, onde lecionou na Universidade do Arizona. Balsas é natural de Figueira da Foz, cidade próxima a Coimbra (Portugal), e está desde domingo na cidade. Ele afirma que Pelotas, devido a sua geografia plana, possui grandes condições de implantar uma rede de ciclovias eficiente. Promover o uso do transporte coletivo e a proteção aos pedestres é o maior desafio visto pelo português na cidade.
O evento, que debateu a mobilidade urbana, o comércio e o consumo, contou com o apoio do Rotary Clube de Pelotas, da Universidade Católica de Pelotas, do JL Casarin e do MubPel 
(Por Jonathan da Silva - foto Roberto Dias-Diário Popular)