quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

As Bicicletadas

                                                                                                    foto P.R.Baptista
Com a criação do Movimento de Usuários de Bicicleta de Pelotas parecia que íamos revolucionar o emprego da bicicleta em Pelotas. Tendo à frente um grupo formado por P.R.Baptista, Horacio Severi ( na foto promovendo o sorteio), Guto King e Giancarlo Bachieri, organizamos várias bicicletadas. O mais entusiasmado sempre era o Horácio mas o Guto e o Giancarlo davam um apoio indispensável e eu, além do apoio, mantinha o PINHA LIVRE divulgando.
Percorrendo o centro
 Num dado momento a participação começou a crescer e chegamos, na ocasião da foto acima, a reunir perto de 200 ciclistas. 
Mas foi exatamente nesta bicicletada que comecei a fazer uma autocrítica do movimento. Lembro que havia o sorteio de uma bicicleta ( além de outros acessórios) e ao meu lado estava um senhor, nitidamente pobre, que aguardava esperançoso. 
A sorte, no entanto, coube a um casal que já tinha me chamado a atenção na concentração. Chegaram cada um em bicicletas novas com uma cestinha presa ao guidão carregando um cachorrinho pequeno. Não lembro se nas duas mas em uma das bicicletas certamente. 
Ainda fizemos várias outras bicicletadas mas, aos poucos, o espírito foi mudando.
O foco tornou-se mais o lazer deixando de ter a questão política a mesma atenção.
Agora, contudo, há novas perspectivas, inclusive alguns avanços concretos com o surgimento de ciclofaixas na área central e no perímetro urbano. 
Talvez fôsse o momento de retomar, com novos participantes e novo enfoque, o entusiamo enorme daquelas bicicletadas. 

.