sábado, 19 de maio de 2012

Investimentos e mudança de hábitos

Sob o título acima a edição de 19 de maio do Diário Popular dedica o seu Editorial a fazer algumas considerações sobre o emprego da bicicleta na cidade.
Tratam-se de considerações genéricas mas que reforçam uma tendência do jornal de dar apoio a iniciativas que visem incentivar o ciclismo.
É claro ao apontar que "o maior problema está no fato de o Poder Público na maioria das vezes se limitar a providências paliativas e localizadas". Aponta, também, que parte das melhorias observadas "pode ser facilmente atribuída a quem defende e cobras condições de uso às bikes, como o Movimento dos Usuários de Bicicletas de Pelotas ( MubPel), que neste mês completou oito anos, e o mais atual mas não menos importante Pedal Curtiçeira".
Ilustrando o Editorial uma gravura ( não a reproduzida acima)  representando uma estranha figura que lembra um guerreiro medieval, de elmo e armadura, montado numa bicicleta desproporcional à sua envergadura. O que parece demonstrar que a intenção do jornal é boa mas que ainda não tem uma leitura adequada do movimento, pacífico e ecológico, dos que defendem o emprego da bicicleta.