domingo, 7 de agosto de 2011

Ciclismo de Luxo


Na sociedade capitalista,  na qual estamos inseridos,  a segmentação sócio-econômica costuma ser bem acentuada. O mundo do ciclismo não poderia fugir à regra. A "bicicletinha" sofisticada, anunciada acima a "preço especial", custa o equivalente a um ano de renda de um empregado com salário mínimo.
E, muito possívelmente quem adquirí-la , até considerando que com o objetivo de competição, não deve empregá-la para o uso diário.
Para isto deve utilizar automóvel. Caro, arrisco-me a dizer.
Arrisco-me também a dizer que não vamos encontrar nenhuma  circulando pelas ruas de Amsterdam. A bicicleta lá é um artigo de primeira necessidade, não um artigo supérfluo.

6 comentários:

  1. Acho que o caro individuo que postou esse artigo não é muito esclarecido em algumas questões, mas vamos abordar em alguns tópico alguns esclarecimentos sobre o assunto postado.
    1- Na sociedade capitalista que vivemos como o autor mencionou, há inúmeras opções de bicicletas tanto pela modalidade que se escolhe e também pelo valor cobrado por ela.
    2- Outro ponto que abordo é que se o individuo tem uma situação financeira que lhe propicia a aquisição de uma bicicleta de um alto valor que nem essa descrita acima, porque ele vai comprar uma bicicleta mais barata que não tem a mesma qualidade da de maior valor? Trocando em miúdos, se o dinheiro é DELE, porque ELE não pode escolher oque quer comprar? e ainda mais, porque ele não pode andar aonde bem quiser? Pelo que eu sei existe uma lei que dá o direito do cidadão brasileiro de ir e vir donde bem entender.
    3- Em outros países, como EUA, SUIÇA, ETC., Não sei se é o caso de AMSTERDAM, essas bicicletas que tem o valor altíssimo aqui no brasil, lá fora tem um preço bem mais baixo. Isso por causa dos impostos que aqui no brasil são abusivos e lá fora são mais adequados. Aqui, bicicletas de R$4.000,00 para mais e que são vendidas aqui são em lojas especializadas, lá fora são vendidas por U$ 600,00 e são vendidas em supermercado. Então o caso da bicicleta de maior valor seja um bem supérfluo ou de necessidade, mas sim de como é oferecido tal bicicleta, seja ele pelo valor ou qualquer outra coisa.

    ResponderExcluir
  2. O pensamento "se o dinheiro é DELE, porque ELE não pode escolher o que quer comprar? e ainda mais, porque ele não pode andar aonde bem quiser? Pelo que eu sei existe uma lei que dá o direito do cidadão brasileiro de ir e vir donde bem entender" , traduz uma concepção individualista característica do capitalismo. Mas agradeço o comentário.

    ResponderExcluir
  3. Bom um dado curioso e interessante acerca do publicado e que o individuo que o escreveu desconhece por completo o mundo do ciclismo, onde inumeros ciclistas (falamos aqui dos que pedalam habitualmente) possuem bikes iguais ou as vezes ate melhores que a citada na reportagem (meu caso) em Amsterdam onde estive por 5x vi muitas bikes superiores a citada na materia, inclusive algumas specialized tops andando na rua porque la nao tem duas coisas que temos aqui, a criminalidade e os impostos estupidos cobrados no Brasil, agora nao entendo porque se relaciona a compra de uma bike de 10.000 reais com um cidadao que tem um carro importado ou coisa do genero, a materia me parece ter sido escrita por alguem extremamente frustrado que deve pedalar uma caloi e achar que e mais que suficiente, e o pior e que ele ainda tem razao, pois para quem nao andou de Mercedez fusca e carro...

    ResponderExcluir
  4. Generally, the Dutch will keep a "work bike" for generations. All these people are commuting, shopping and cruising around on bikes that will get a tire patch every year or so and a new chain when the old one rusts off. In other words, nobody's spending a lot of money on this. And of course, there are other benefits. See any fatties?

    ResponderExcluir
  5. "O pensamento "se o dinheiro é DELE, porque ELE não pode escolher o que quer comprar? e ainda mais, porque ele não pode andar aonde bem quiser? Pelo que eu sei existe uma lei que dá o direito do cidadão brasileiro de ir e vir donde bem entender" , traduz uma concepção individualista característica do capitalismo. Mas agradeço o comentário."
    O querer melhor para mim me caracteriza como capitalista? tem certeza? então quem não é capitalista é burro, me desculpe. agora tu pinha livre vai me dizer que tendo condições de comprar a bicicleta que colocou no inicio desse MARAVILHOSO post e gostando da mesma, vai troca-la por uma barra forte ou uma ceci só porque são mais baratas...me faz o favor. E não precisa me agradecer pelo meu primeiro comentario, não foi para ti, mas sim para as pessoas que leram esse teu post....

    ResponderExcluir
  6. Gostaria que tivesse lido a citação que enviei de alguém, um americano, que conhece bem a filosofia do emprego da bicicleta na Holanda.
    Quanto à bicicleta Barra Forte gostaria que conhecesse Udo Weissenstein que tem mais condições de falar sobre o assunto.
    Também se tens este conceito da Caloi 10, não creio que possa mudá-lo.
    De resto queria agradecer o tempo que tem dispendido em fazer os comentários mas gostaria, se quer prosseguir, que me indicasse um espaço onde desenvolve suas idéias sobre ciclismo para que eu possa também me manifestar.

    ResponderExcluir