quarta-feira, 29 de maio de 2013
terça-feira, 28 de maio de 2013
Europa: menos automóveis, mais bicicletas
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Fernando Veludo/nFactos
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quarta-feira, 22 de maio de 2013
RS 734 a estrada do ciclista voador
Documentário sobre a obra de duplicação da RS 734, na cidade do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, que liga o Balneário Cassino ao centro da cidade, iniciada em 2006 e que até o momento, depois de três gestões do governo estadual, nenhum trabalho intensivo foi realizado para resolver os problemas de falta de acostamento, ciclovia e passarelas, fazendo com que a população pague com a própria vida pela incompetência e falta de vontade política.
Cobertura da manifestação do dia 30 de agosto pela morte do ciclista Fábio Sena Barreto, ocorrida no dia 26 de agosto de 2012.
RS 734 - CICLOVIA JÁ!
Editado em 26 de Janeiro de 2013. Até esta data a obra continua como mostra o vídeo.
terça-feira, 30 de abril de 2013
quinta-feira, 4 de abril de 2013
quinta-feira, 28 de março de 2013
Taxista atropela ciclistas em Buenos Aires
El taxista que atropelló esta madrugada a varios ciclistas del movimiento Masa Crítica en el barrio porteño de Palermo continúa prófugo y está siendo buscado intensamente por la policía.
Según informaron fuentes policiales, "testigos registraron la patente del automóvil y se están haciendo averiguaciones para dar con el conductor".
En las útlimas horas trascendió que el vehículo pertenecería a radio taxis Premium. Consultados por LA NACION, desde la compañía advirtieron que "están investigando" pero que las patentes que se difundieron en los medios no corresponden a "un auto abonado" a la empresa.
El hecho ocurrió anoche en la avenida Figueroa Alcorta, a la altura del Planetario, y como resultado tres jóvenes resultaron heridos. Horas más tarde, tras ser trasladados a un hospital, fueron dados de alta.
Un testigo contó a LA NACION que poco después de comenzar el trayecto, a la altura de avenida del Libertador, cerca del Planetario, un hombre que manejaba un taxi atropelló a un joven y luego embistió al resto de la caravana de ciclistas.
"Vi que el taxista se llevó puesto a un compañero, la bici se fue por debajo del taxi y mi compañero se subió al capot y lo arrastró", sostuvo una joven en diálogo con C5N. Y agregó: "Había un patrullero que accionó después de que el taxista había atropellado a esta persona".
Ante la desesperación, un grupo de personas que integra el movimiento se dirigió a radicar la denuncia. Según informaron a LA NACION desde la comisaría 23, que interviene en el caso, tras el incidente actuó un patrullero de oficio. La policía intenta dar con el paradero del taxista, que se dio a la fuga.
El movimiento de ciclistas Masa Crítica, se originó el San Francisco en 1993, y desde hace cuatro años se realiza en Buenos Aires el primer domingo de cada mes, a las 16 en el Obelisco y también las noches de luna llena a las 21, en el mismo lugar ( La Nación )
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Taxista atropela ciclistas em Buenos Aires
segunda-feira, 18 de março de 2013
Ciclofaixa central: a discussão. Para se sair do lugar
Já há posicionamentos significativos , dentre outros Pedal Curticeira, Pinha Livre, vereador Marcus Cunha , além do próprio Guto King que faz parte da administração, em favor da Félix da Cunha.
Esta opção, aliás, surgiu na própria reunião que foi feita para tratar do assunto. Sucede que, possivelmente, a influência dos que não entendem necessária a ciclofaixa, possa estar se fazendo presente embora não manifestada claramente em nenhum momento.
Esta influência, em principio, por privilegiar o automóvel, quer a bicicleta o mais longe possível do centro.Uma ciclofaixa quanto mais central mais se contrapõe à cultura de estacionar no centro da cidade e de chegar de carro em todos os pontos.
Então pela ordem devem preferir , se não houver a opção de não se efetuar a obra, primeiro a Barroso, depois a Santa Cruz e, sob indignação, a Félix da Cunha.
No caso da Andrade Neves o processo foi semelhante pois foram apontadas alternativas que tiravam a bicicleta do eixo central ou a jogavam em vias de tráfego intenso como a Osório.
No caso presente começamos a chegar num ponto em que as discussões tendem a se tornar retóricas.
Cabe à administração, de posse das opiniões já manifestadas e com base no próprio discernimento, tomar a decisão e assumir a postura política que esta decisão implica.
Uma ciclofaixa nos moldes que estão propostos é uma obra simples, de baixo custo que já poderia ter começado ontem.
Aliás o que deveria já ter sido proposto com fins de implementação não é tão sómente a criação de uma ciclofaixa interligando a avenida Bento com a Gomes Carneiro mas um plano viário completo para o emprego da bicicleta.
Esta opção, aliás, surgiu na própria reunião que foi feita para tratar do assunto. Sucede que, possivelmente, a influência dos que não entendem necessária a ciclofaixa, possa estar se fazendo presente embora não manifestada claramente em nenhum momento.
Esta influência, em principio, por privilegiar o automóvel, quer a bicicleta o mais longe possível do centro.Uma ciclofaixa quanto mais central mais se contrapõe à cultura de estacionar no centro da cidade e de chegar de carro em todos os pontos.
Então pela ordem devem preferir , se não houver a opção de não se efetuar a obra, primeiro a Barroso, depois a Santa Cruz e, sob indignação, a Félix da Cunha.
No caso da Andrade Neves o processo foi semelhante pois foram apontadas alternativas que tiravam a bicicleta do eixo central ou a jogavam em vias de tráfego intenso como a Osório.
No caso presente começamos a chegar num ponto em que as discussões tendem a se tornar retóricas.
Cabe à administração, de posse das opiniões já manifestadas e com base no próprio discernimento, tomar a decisão e assumir a postura política que esta decisão implica.
Uma ciclofaixa nos moldes que estão propostos é uma obra simples, de baixo custo que já poderia ter começado ontem.
Aliás o que deveria já ter sido proposto com fins de implementação não é tão sómente a criação de uma ciclofaixa interligando a avenida Bento com a Gomes Carneiro mas um plano viário completo para o emprego da bicicleta.
domingo, 17 de março de 2013
SP: ciclistas protestam
Em São Paulo ciclistas protestam no prédio de Haddad após mutilação de jovem atropela por um carro sobre a ciclofaixa.
Os manifestantes foram recebidos pelo filho do prefeito, Frederico Haddad, que prometeu agendar uma audiência para a próxima semana
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Os manifestantes foram recebidos pelo filho do prefeito, Frederico Haddad, que prometeu agendar uma audiência para a próxima semana
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As ciclofaixas são seguras ? (II)
Segundo a matéria divulgada a seguir, não. Falta de respeito dos motoristas, buracos, ausência de recapeamento, carros parados em fila dupla e veículos em alta velocidade. Esses são alguns dos problemas enfrentados rotineiramente por ciclistas na cidade de São Paulo, segundo levantamento feito pelo Estadão.com.br, que mapeou os pontos perigosos na cidade. Além disso, há falhas de sinalização em ciclovias.
LEIA >>> http://br.noticias.yahoo.com/vias-pr%C3%B3prias-bicicleta-tamb%C3%A9m-s%C3%A3o-inseguras-114800698.html
LEIA >>> http://br.noticias.yahoo.com/vias-pr%C3%B3prias-bicicleta-tamb%C3%A9m-s%C3%A3o-inseguras-114800698.html
quinta-feira, 14 de março de 2013
Ciclofaixa central : a discussão. Um passo atrás?

PEDAL
Informação complementar sobre o aqui publicado, a respeito da possível ciclofaixa na Félix da Cunha. Não deverá sair tão cedo. O estudo é feito para a Barroso ou Santa Cruz, que teria a preferência. Se for para a Barroso, esta terá, finalmente, mão única, sentido Bento Gonçalves/Dom Pedro II
Cabe destacar que o objetivo da reunião realizada na praça seria justamente ouvir a posição dos ciclistas quanto à opção entre a Félix da Cunha ou Santa Cruz para implantar uma ciclofaixa central.
Pois bem, a opinião foi ouvida com manifestações favoráveis à primeira alternativa do Pedal Curtiçeira e Pinha Livre.
O vereador Marcus Cunha, apoiador do movimento, também manifestou-se da mesma forma no Pinha Livre. A notícia de que a ciclofaixa não sai tão cedo e não seria na Félix da Cunha é decepcionante.
Desdobramentos da Discussão
http://www.facebook.com/groups/pedalcurticeira/440067159400790/?notif_t=group_comment_reply
domingo, 10 de março de 2013
As ciclofaixas são seguras?
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Foto: Fábio Condutta / Terra |
Um ciclista perdeu o braço na manhã deste domingo após ser atropelado na avenida Paulista, em São Paulo. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), o motorista do carro fugiu sem prestar socorro. Mais tarde se apresentou e, detalhe sórdido, confessou ter jogado braço da vítima em rio.
SEGUE >>>
sábado, 9 de março de 2013
Criatividade e Originalidade

Olá amigos e amigas!
Venho por este meio pedir-vos um grande favor..
A minha prima está a participar num passatempo promovido pela Lisbon Cycle Chic em colaboração com a H&M / Brick Lane Bikes para ver se ganha uma bicicleta nova.
É só abrir o seguinte link da foto e colocar um gosto/like:
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=566234003400395&set=a.566233940067068.1073741825.126591120698021&type=1&theater
Ajudem lá! Ela merece pela sua criatividade e originalidade!! :D
Obrigado a todos!
quinta-feira, 7 de março de 2013
Ciclofaixa central : a discussão
Observando algumas manifestações a respeito da localização da ciclofaixa que se pretende criar na região central de Pelotas, inclino-me, num primeiro momento, pela opção da rua Félix da Cunha. Seria, sem dúvida, a oportunidade de demarcar o espaço central, pela demonstração de que ele não é exclusivo dos carros. Transcrevo, portanto, a manifestação do Pedal Curticeira que encaminha sua proposta neste sentido.
Entre as duas opções, a mais audaciosa/ousada, indubitavelmente, é a Félix da Cunha. Por diversas razões:
Seria a representação prática de que o atual governo está disposto ao rompimento de paradigmas, de forma a horizontalizar a Mobilidade Urbana, revendo a situação de prioridade aos motorizados, historicamente acondicionadas ao processo de expansão das cidades (ver SagaCity) e dando igual condição à circulação de bicicletas, veículo limpo, saudável, integrador, humano e acessível de todos, exceto de nossas próprias pernas.
Valorização do patrimônio histórico da cidade e possibilidade de contato saudável deste com as pessoas, pois estimularia a mais pessoas se exercitarem conjuntamente com seus compromissos diários (sendo realizados de bicicleta) e atraindo as pessoas para interagirem com praças (Cel. Pedro Osório e José Bonifácio), universidades (Direito UFPel, Auditório e Reitoria UCPel), escolas (São José e Gonzaga) e prédios históricos.
Ativaria a economia local e ativaria o marketing criativo de vários comércios locais que deverão se “antenar” no grande e potencial público ciclista para gerar benefícios à clientes que forem às suas lojas de bicicleta. Quer mídia mais saudável que essa?!?
A partir da implementação do iminente estacionamento rotativo previsto ainda para este ano, não haverá mais aquela desculpa de clientes de carro encontrariam barreiras para comprarem em suas lojas. A tendência lógica e natural já é o desestímulo ao uso de motorizados, e quanto mais em área central, onde se deve estimular a circulação de pedestres e de forma segura, sem a ameaça iminente de veículos em alta velocidade.
Concluo avaliando a metodologia de reuniões desta natureza em espaços como o escolhido, ou seja, ao ar livre. Dispomos, quase ao lado, da Biblioteca Pública e do saguão da Prefeitura ( principalmente este último), dois espaços que preenchem condições muito boas para tal tipo de reunião sem as limitações de intempérie, de som nem desconforto. Além disto mais do que demarcar a presença do Poder no espaço público é interessante caracterizar a presença do público no espaço de Poder o que, historicamente, não ocorre.
Poderia ser a oportunidade, aliás, de criar nestes locais um estacionamento para bicicletas.
De resto, nesta breve apreciação, pode-se concluir que, sem dúvida, os interesses do ciclismo dão ares de perspectivas bem positivas.
O interesse existe e os defensores do ciclismo estão mobilizados.
Vamos aguardar a ciclofaixa central que, esperamos, seja realmente central.
Entre as duas opções, a mais audaciosa/ousada, indubitavelmente, é a Félix da Cunha. Por diversas razões:
Seria a representação prática de que o atual governo está disposto ao rompimento de paradigmas, de forma a horizontalizar a Mobilidade Urbana, revendo a situação de prioridade aos motorizados, historicamente acondicionadas ao processo de expansão das cidades (ver SagaCity) e dando igual condição à circulação de bicicletas, veículo limpo, saudável, integrador, humano e acessível de todos, exceto de nossas próprias pernas.
Valorização do patrimônio histórico da cidade e possibilidade de contato saudável deste com as pessoas, pois estimularia a mais pessoas se exercitarem conjuntamente com seus compromissos diários (sendo realizados de bicicleta) e atraindo as pessoas para interagirem com praças (Cel. Pedro Osório e José Bonifácio), universidades (Direito UFPel, Auditório e Reitoria UCPel), escolas (São José e Gonzaga) e prédios históricos.
Ativaria a economia local e ativaria o marketing criativo de vários comércios locais que deverão se “antenar” no grande e potencial público ciclista para gerar benefícios à clientes que forem às suas lojas de bicicleta. Quer mídia mais saudável que essa?!?
A partir da implementação do iminente estacionamento rotativo previsto ainda para este ano, não haverá mais aquela desculpa de clientes de carro encontrariam barreiras para comprarem em suas lojas. A tendência lógica e natural já é o desestímulo ao uso de motorizados, e quanto mais em área central, onde se deve estimular a circulação de pedestres e de forma segura, sem a ameaça iminente de veículos em alta velocidade.
Concluo avaliando a metodologia de reuniões desta natureza em espaços como o escolhido, ou seja, ao ar livre. Dispomos, quase ao lado, da Biblioteca Pública e do saguão da Prefeitura ( principalmente este último), dois espaços que preenchem condições muito boas para tal tipo de reunião sem as limitações de intempérie, de som nem desconforto. Além disto mais do que demarcar a presença do Poder no espaço público é interessante caracterizar a presença do público no espaço de Poder o que, historicamente, não ocorre.
Poderia ser a oportunidade, aliás, de criar nestes locais um estacionamento para bicicletas.
De resto, nesta breve apreciação, pode-se concluir que, sem dúvida, os interesses do ciclismo dão ares de perspectivas bem positivas.
O interesse existe e os defensores do ciclismo estão mobilizados.
Vamos aguardar a ciclofaixa central que, esperamos, seja realmente central.
domingo, 3 de março de 2013
Cuidado com o Veado
Em algumas regiões dos Estados Unidos, como é o caso da Virginia, os veados são muito comuns nos bosques. E, às vezes, surgem de onde menos se espera. O cinematografista do vídeo que o diga...
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Um conhecido Ciclista Anônimo
A foto está fora de foco, por uma desatenção minha , creio que em razão do movimento, mas capta um momento, ocorrido durante as Bicicletadas do Movimento de Usuários de Bicicleta de Pelotas, da participação histórica do ciclista Alex Lettnin.
Alex, seguidor do PINHA LIVRE, continua pedalando e muito atento, conforme se pode deduzir pelas suas contribuições, às condições do ciclismo em Pelotas.
Embora não esteja no anonimato, pois é bem conhecido pelo seu trabalho artístico, Alex tem o espírito de um Ciclista Anônimo.
Alex, seguidor do PINHA LIVRE, continua pedalando e muito atento, conforme se pode deduzir pelas suas contribuições, às condições do ciclismo em Pelotas.
Embora não esteja no anonimato, pois é bem conhecido pelo seu trabalho artístico, Alex tem o espírito de um Ciclista Anônimo.
domingo, 17 de fevereiro de 2013
Pedalada de Verão
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Pai e filha pedalando. Um cambão entre as bicicletas ajuda bastante |
A referência deve ser ao automóvel pois bicicleta não apenas suja menos, na verdade não suja nada.
Segundo a notícia do jornal , “o projeto, que é promovido pelo jornal Diário Popular juntamente com a Prefeitura de Pelotas e os seus patrocinadores, está em seu segundo ano e tal como vem acontecendo no mundo o foco principal deste momento é incutir na sociedade mais consciência sobre como preservar um ambiente limpo e sustentável para se viver.”
O Pedal Curticeira ,que vem atuando intensamente no incentivo ao emprego da bicicleta , deu apoio logístico aos participantes durante os 10 km do percurso entre o Parque da Baronesa e o Chafariz do Laranjal.
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Pequeno detalhe da extensa fila de bicicletas |
É verdade que deve ter ajudado a manhã ensolarada de domingo, embora de sol forte, e o sorteio, entre os participantes, de 2 bicicletas e muitos brindes.
sábado, 16 de fevereiro de 2013
NOVA CICLOVIA EM PELOTAS
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photo Paul Krueger |
Implementando uma nova política de Mobilidade, isto depois de muitos estudos e discussões com todos os segmentos envolvidos, optou-se em Pelotas por abrir mão de outras alternativas sugeridas de criação de ciclovias, inclusive a de compartilhamento com transeuntes e veículos em geral ( no caso de Pelotas inclusive carroças), e decidiu adotar um modelo convencional, talvez ultrapassado, mas que ainda é o que alcança melhores resultados principalmente quanto à segurança e bem estar do ciclista.
Segundo especialistas a ciclovia é de padrão internacional comparável às melhores ciclovias da Europa, especialmente da Holanda.
Na foto podemos ver a ciclovia já implantada embora ainda em período de testes. O carro que se vê na foto é da equipe que monitora os resultados.
O canteiro acabou sendo o que, ao final, gerou mais discussão pois os defensores do espaço do automóvel entendiam que não podiam ceder tanto.
É bom esclarecer, também, que anteriormente o espaço ocupado pelo ciclovia era utilizado para estacionamento de carros.
Todos entenderam, no entanto, a importância da alteração até porque o órgão responsável deixou muito clara a intenção de efetuá-la.
Em seguida, para inaugurar a obra, será realizado um passeio ciclístico, com a presença de autoridades, convidados e representantes do movimento ciclístico.
A data será divulgada logo a seguir. Vamos todos nos fazer presentes!
Observação: A fonte da qual foi obtida esta informação não deixa explícito se a cidade é efetivamente Pelotas. Olhando com mais cuidado a foto não conseguimos identificar o local. Mas se não for Pelotas tem semelhanças.. Senso de humor é preciso...Ou, parafraseando um inspirado jornalista pelotense, " A notícia acima é falsa mas, pelo menos, a gente avisa."..
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Seguro para Bicicleta: Alternativa?
O problema de roubo de bicicletas é antigo e muitos de nós já fomos vítimas.
Na falta de pontos adequados para deixar as bicicletas este risco é muito grande.
Agora em São Paulo ciclistas podem fazer seguro especial em caso de roubo.
Com mais ciclistas e equipamentos modernos nas ruas, também cresce número de furtos; um em cada três .
Veja reportagem
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
Documento do Processo de Criação da Ciclofaixa da Andrade Neves
No momento em que as perspectivas e as condições para o emprego da bicicleta em Pelotas parecem, finalmente, encontrar um cenário favorável, o PINHA LIVRE tem buscado, em seus arquivos, referências anteriores deste processo. Uma delas, possivelmente, possa ser a correspondência por nós encaminhada ao secretário de Transporte e Trânsito, na época Jacques Reydams, quando, em plena discussão para a implantação da ciclofaixa da Andrade Neves, o chefe de Gabinete da Administração Municipal, Abel Dourado, declarou que o processo aguardaria na gaveta. Sugerimos, para leitura, clicar sobre a imagem com o botão direito do mouse e abrir o link em outro guia ou outra janela.
quarta-feira, 30 de janeiro de 2013
Agora vai?
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foto de autoria não mencionada |
O tema era “A Consolidação da Bicicleta na Mobilidade Urbana – desafios e soluções para inserir a bicicleta como meio de transporte."
Presente o arquiteto e urbanista da Secretaria de Gestão e Mobilidade de Pelotas/RS, Guto King. Na oportunidade comentou que a experiência de Porto Alegre serve de parâmetro para o trabalho que é realizado em sua cidade. Segundo suas palavras “Estamos acompanhando o exemplo da Capital para desenvolver as nossas ciclovias. Pelotas é uma cidade histórica e queremos que a bicicleta faça parte da rotina do trânsito. Também estamos avaliando ações como as bicicletas públicas”.
Considerando as condições quase perfeitas de Pelotas para o incremento do emprego da bicicleta, bem diferente das condições de Porto Alegre, e a disposição manifestada pela Administração Municipal, traduzida pela indicação da arquiteta Josiane para a Secretaria, é só prevalecer o bom senso e o espírito prático para termos em pouco tempo uma melhoria substancial nesta questão.
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