terça-feira, 8 de maio de 2012

1º trecho de ciclovia é inaugurado em Porto Alegre


O primeiro trecho da ciclovia que está sendo construída na avenida Ipiranga, uma das mais importantes de Porto Alegre, foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, às 10h. O percurso liga as avenidas Érico Veríssimo e Azenha, no bairro da Azenha.
O trecho possui 416 m e é pintado de vermelho, para facilitar a identificação por parte de pedestres e ciclistas. A área faz parte do projeto que pretende construir uma ciclovia em toda a extensão da avenida Ipiranga, totalizando 9,4 km de via para bicicletas.
A via para bicicletas, quando completa, ligará as avenidas Edvaldo Pereira Paiva e Antônio de Carvalho. A previsão de entrega é para o final de 2012.
O guard-rail de segurança da faixa para bicicletas possui plástico reciclável, para minimizar impactos em acidentes. O responsável é o arquiteto Rodrigo Troyano, cuja proposta bateu outras 36 concorrentes. Com o uso do material, o custo da obra completa chegou a R$ 2,3 milhões.
Ainda nesta semana, na próxima quinta-feira, 10, deve ser inaugurada a ciclovia da avenida Icaraí, no bairro Cristal, que terá 1,7 km de extensão, entre as ruas Chuí e Wenceslau Escobar. Até o final de junho, está prevista também a conclusão da ciclovia do bairro da Restinga, que terá 3,5 km na avenida João Antônio da Silveira e 1,1 km na avenida Nilo Wulff.
( vc repórter Naian Meneghetti, Porto Alegre )