domingo, 18 de setembro de 2011

Dia Mundial Sem Carro em Rio Grande


O evento será dividido em duas etapas. Na primeira serão realizadas palestras com os conferencistas Poti Campos – colunista da Zero Hora e cicloativista.
Numa segunda etapa, todos os presentes no evento, juntamente com membros da comunidade local, estarão convidados para um passeio ciclístico pelas ruas da cidade. Para este passeio serão solicitadas viaturas e batedores da SMSTT. O trajeto do passeio será o seguinte:
Saída do CCMar entrando na Av. Perimetral; General Canabarro; Marechal Floriano Peixoto; Benjamin Constant; General Vitorino; Av. Pelotas; Cristóvão Colombo; Av. Portugal; Aquidaban; Visconde de Paranaguá; Av. Perimetral retornando ao CCMar.
Os participantes receberão folders com instruções sobre como se posicionar no trânsito.
O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que teve início em algumas cidades da Europa nos últimos anos do século XX e foi espalhando-se pelo mundo, ganhando a cada edição, mais adesões em todos os cinco continentes. Tem como mote central a reflexão/manifesto aos grandes problemas causados pelo uso intenso de automóveis nas cidades, de forma que, pretende fazer um convite aos cidadãos para que busquem uma forma mais sustentável em seus deslocamentos diários dentro da cidade.
A bicicleta é um excelente meio de transporte, sobretudo em pequenas distâncias. Pois leva o seu condutor de porta a porta, permitindo ao mesmo tempo, a prática de uma atividade física, além de ter baixo custo de manutenção e ser pouco afetada pelos engarrafamentos.
E a cidade do Rio Grande, é um convite para que as pessoas adotem esta forma de locomoção diariamente. Com base nisso, nosso evento visa passar uma pouco da vivência de pessoas que usam a bicicleta como meio de transporte, procurando atrair mais adeptos em nossa cidade, bem como, apresentar a proposta de transporte integrado, possibilitando a conexão com vários tipos de meios de locomoção, buscando uma melhor fluidez no trânsito local.
Em Rio Grande, nos anos de 2009 e 2010, a Fundação Universidade Federal do Rio Grande, por meio de estudantes e grupos de professores teve a iniciativa de promover eventos no Dia Mundial Sem Carro. Neste ano de 2011, a Associação Riograndina de Ciclismo montou um evento onde será possível passar informações ao público e também proporcionar o deslocamento feito de bicicleta por algumas das principais ruas da cidade do Rio Grande.
Nosso objetivo é conscientizar a comunidade para a necessidade do uso de transporte sustentável dentro da cidade.
Viabilizar a troca de experiências com cicloativista da capital e sua vivência no trânsito enquanto ciclo-usuário;
Apresentar alternativas que possibilitem o transporte sustentável e integrado na cidade do Rio Grande.
CRONOGRAMA
Credenciamento
16:00
Abertura
16:30
Palestra:
17:00
Palestra:
18:00
Passeio Ciclístico
19:00
Encerramento
20:00
As camisetas do evento, que serão distribuídas gratuitamente para os participantes.