segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ciclofaixa da Andrade Neves: Considerações

A ciclofaixa da Andrade Neves, praticamente a única iniciativa tomada até agora para facilitar a circulação de ciclistas na área central ( e, no caso, nem tão central) tem sido alvo de algumas críticas em função de uma alegada não utilização por parte dos maiores interessados, os próprios ciclistas.
A edição deste domingo, 6 de julho, do Diário Popular, volta a atacar este ponto na seção Imagem do Dia, em que se estampa a foto de um ciclista circulando pela General Osório o qual, de acordo com a legenda, "desafia o trânsito".

Seria à esta altura oportuno lembrar que:

1) a ciclofaixa da Andrade Neves é MUITO utilizada pelos ciclistas; basta observar o movimento naquela rua por uns poucos instantes;

2) embora seja recomendável que os ciclistas, que circulam no sentido norte-sul, a empreguem, não podemos considerar o fato de que isto pode implicar, em muitos casos, em alteração de trajeto dependendo de onde se venha e para onde se vá. Ou seja, não podemos entrar na lógica (cabe ressalvar que caso diferente é o dos que já se encontram circulando pela Andrade Neves) de que todos os ciclistas que circulam no sentido norte-sul devam percorrer a ciclofaixa, porque, de certa forma, isto é entrar na lógica dos que continuam a entender de que os automóveis devem ser donos absolutos das ruas, inclusive para estacionamento. Aliás, o maior problema que se enfrenta no trânsito pode nem ser, até este momento, o número crescente de automóveis, mas o espaço descomunal que deve ser reservado nas vias para o estacionamento! Espaços que deixam de ser destinados para a CIRCULAÇÃO!

Concluindo, destacaria que é preciso estar atento ao argumento, que tem sido explorado por alguns setores, de que a ciclofaixa não é utilizada pelos ciclistas ou que eles devam ser impelidos, de forma mais ou menos compulsória, a utilizar a ciclofaixa.
Os que não a usam podem ter razões que precisam ser analisadas e podem não ter a ver, necessariamente, com uma suposta falta de conscientização.
Como princípio diria que estão faltando ciclofaixas e não é a única existente que vai ser a solução final e definitiva.