terça-feira, 24 de novembro de 2009

Acidentes em Montevidéu

Notícia publicada no jornal El País e enviada por um integrante do PINHA LIVRE, dá conta dos acidentes ocorridos com ciclistas em Montevidéu.
Segundo os dados, entre janeiro e setembro deste ano, foram registrados 418 acidentes com bicicletas dos quais 5 fatais, 42 com lesões graves e 371 com ferimentos leves.
No ano anterior, em 2008, o registro foi de 6 mortes.
Nas palavras do entrevistado pertencente à Policía de Transito, “las causas responden principalmente a colisiones en intersecciones como resultado de no prestar atención al tránsito, no respetar señales o preferencias, circular en horas de la noche vistiendo ropas oscuras, sin luces reflectivas y la imprudencia de transitar más de una persona en el vehículo; ya sea en la parrilla o en el cuadro de la bicicleta.”
O interessante, mesmo acrescentando que “el crecimiento del parque vehicular ha sido sostenido en los últimos años. Pero la infraestructura de la ciudad no se ha modificado a la misma velocidad…y eso sin duda dificulta la circulación", ou seja, mesmo levando em consideração aspectos que independem da vontade ou do comportamento dos ciclistas e são da alçada do poder público, é que o espírito da justificativa para os acidentes é de responsabilizar, pela sua conduta, os usuários de bicicleta.
Isto fica bem claro na entrevista conforme demonstra, entre outros trechos, o seguinte: “el ser humano, al ser propenso a transgredir las normas, tiene un 96% de incidencia en los siniestros.”
Notícia completa em http://www.elpais.com.uy/091124/ultmo-456260/ultimomomento/en-dos-anos-11-clicistas-fallecieron-en-siniestros-de-transito